sábado, 20 de fevereiro de 2010

Adaptação

Uma coisa que está me aflingindo muito é adaptar a Raíssa na escola.
Puxa, eu acho que eu fiz tudo certinho: visitei várias escolas na cidade onde moramos e escolhi uma escola especializada apenas em educação infantil, o espaço é bacana, é tudo bonitinho, tudo adaptável ao tamanho da criança, tem hortinha, viveiro, brinquedos elaborados, uma equipe qualificada... Antes de matricular a Raíssa nesta escola, eu a levei comigo e ela aprovou. Ficou toda empolgada e não via a hora de começar a estudar.
Conversei com ela como seria a nova rotina, passei muita segurança para ela. Cada compra do material escolar, ela vibrava... E eu fiquei muito feliz por constatar que ela estava adorando a idéia de estudar.
Pois bem, a 1.ª semana foi um sucesso. No 1.º dia de aula, o pai a buscou em casa, passou no meu trabalho, e fomos levá-la à escola. Que emocionate! A minha pequena está crescendo: chegou a hora de estudar. Fui até a salinha dela, sentei com ela no chão, entreguei a mochila para a "tia" e fiquei com ela uns cinco minutos. Daí eu falei: "_ Filha, a mamãe vai trabalhar e depois o papai vem te buscar,tá?".
Ela aceitou numa boa, eu saí da sala e fiquei observando de longe. Quando ela me viu, acenou e mandou um beijo de longe e continuou na salinha. Fui para o trabalho tranquila!
Porém, na segunda semana foi um verdadeiro caos... A partir da terça - feira ela começou a chorar, eu a deixei na escola, me despedi dela e ela estava tranquila . Mas no decorrer do dia, observei pela Câmera ( onde a Raíssa estuda tem câmera pela net ) que ela estava chorando. Quando eu cheguei na hora da saída, ela estava soluçando de tanto chorar. Partiu meu coração... Oh dó!!!!
Na quarta-feira, minha sogra quem a levou e foi um verdadeiro fracasso. A Raíssa não chorava, gritava, berrava... Ninguém conseguia conter a Raíssa. Nem mesmo a minha sogra foi capaz de acalmá-la... Chegou a quinta-feira, dia do aniversário da Raíssa na escola. Eu fiquei com ela o tempo todo, e ela estava desesperada com a idéia de eu ir para longe dela. Ficava agarrada comigo, e por muitas vezes pediu para ir para casa. Ela se animou um pouco na hora do Parabéns... Sendo assim, eu nem esperei dar a hora da saída. Fui embora com ela, pois ela estava atordoada...
Sexta-feira não teve aula, recesso antes do carnaval. Recesso pós carnaval. Resultado: 10 dias em casa comigo.
Ela não quer nem ouvir a palavra ir à escola. Chora muito. Deixei o assunto meio morto durante esses dias. Só comentava alguma coisa quando ela tomava a iniciativa de falar sobre a escola. E eu tenho frisado: "_ Filha, a escola é legal. Lá você aprenderá muitas coisas novas. Terá amiguinhos. As tias cuidarão de você enquanto a mamãe trabalha."
Tenho o hábito de brincar com a Raíssa de "mamãe e filhinha". Agora estou implementando a brincadeira de escolinha, ela é a "Tia" e eu sou a aluna. Ela adorou essa nova brincadeira.
Já disse para ela que o feriado de carnaval está acabando e na segunda-feira ela retornará à escola.
Ai..Ai... Como é difícil ser mãe. A gente tem que se adaptar com as adaptações dos filhos. Que Deus me ajude sempre!

Um comentário:

  1. Oi Re, poxa a analu passou por esse mesmo processo, que coisa heim? ela esta melhor?

    ResponderExcluir